✞ 𝕮𝖗𝖎𝖘𝖙𝖎𝖆𝖓𝖎𝖘𝖒𝖔

ℳ. 𝒜. 𝒦.

•••

ARMINIANISMO

O Arminianismo pode ser representado pelo acróstico FACTS:

• Freed by Grace (to Believe) — Libertos pela • • Graça (para Crer).

• Atonement for All — Expiação por Todos.

• Conditional Election — Eleição Condicional.

• Total Depravity — Depravação Total.

• Security in Christ — Segurança em Cristo.

Esses pontos correspondem de maneira ampla e aproximada aos históricos Artigos da Remonstrância, redigidos em julho de 1610 pelos primeiros arminianos, sendo o primeiro resumo formal da teologia arminiana. Os números dos artigos foram indicados para facilitar a comparação.

Os pontos são aqui apresentados em ordem lógica, ao invés da ordem do acróstico, para favorecer uma explicação mais clara.

Total Depravity (Depravação Total – Artigo 3)

A humanidade foi criada à imagem de Deus, boa e reta, mas caiu de seu estado original sem pecado por desobediência voluntária, tornando-se pecadora, separada de Deus e sob condenação divina.

Depravação total não significa que o ser humano é tão mau quanto poderia ser, mas que o pecado afeta todas as partes do seu ser. Ele possui agora uma natureza pecaminosa, com inclinação natural ao pecado, sendo fundamentalmente corrompido em seu íntimo.

Portanto, os seres humanos não são capazes, por si mesmos, de pensar, querer ou fazer o bem, incluindo buscar o favor de Deus, salvar-se do julgamento, ou mesmo crer no evangelho.

Se alguém há de ser salvo, é necessário que Deus tome a iniciativa.

Atonement for All (Expiação por Todos – Artigo 2)

Deus ama o mundo e deseja que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Por isso, Ele deu Seu Filho unigênito para morrer pelos pecados do mundo inteiro, oferecendo perdão e salvação a todos.

Embora Cristo tenha morrido por todos, os benefícios de sua morte são recebidos pela graça mediante a fé, e são eficazes apenas para os que creem.

Freed by Grace (to Believe) (Libertos pela Graça para Crer – Artigo 4)

Por causa da depravação total e da expiação por todos, Deus chama todas as pessoas, em todos os lugares, ao arrependimento e à fé, capacitando-as graciosamente a responderem com fé ao evangelho.

Deus regenera aqueles que creem em Cristo (a fé precede logicamente a regeneração).

A graça salvadora de Deus é resistível — ou seja, embora Ele dispense seu chamado, atração e convicção de modo suficiente para a salvação, as pessoas podem rejeitá-la. Quem ouve o evangelho pode aceitá-lo ou recusá-lo.

Fora do âmbito da graça, os seres humanos possuem livre-arbítrio genuíno para muitas decisões cotidianas. Em termos espirituais, a graça de Deus é necessária para libertar o arbítrio e torná-lo capaz de crer.

Deus possui vontade absolutamente livre e soberana. Sua escolha de libertar sobrenaturalmente o pecador para que creia em Cristo é expressão de sua própria soberania.

Conditional Election (Eleição Condicional – Artigo 1)

Deus decidiu soberanamente escolher para a salvação e bênção eterna apenas aqueles que têm fé em Seu Filho, Jesus Cristo.

Desde a eternidade, Deus pré-conheceu quais indivíduos creriam.

Entre os arminianos, há duas visões principais de eleição condicionada à fé:

1) Eleição individual: Deus escolheu individualmente cada crente com base em sua presciência da fé de cada um, predestinando-os à vida eterna.

2) Eleição corporativa: A eleição à salvação é, primordialmente, da Igreja como povo de Deus, e inclui indivíduos apenas em união com Cristo, o Eleito. Indivíduos tornam-se eleitos ao crerem e permanecem eleitos enquanto creem.

Security in Christ (Segurança em Cristo – Artigo 5)

Já que a salvação vem pela fé em Cristo, a segurança da salvação também permanece pela fé contínua n’Ele.

Assim como o Espírito Santo nos capacitou a crer, Ele também nos capacita a continuar crendo.

Deus protege nossa fé de forças externas que tentariam nos afastar de Cristo, preservando-nos enquanto permanecermos crendo.

Os arminianos divergem quanto à possibilidade de apostasia: alguns (a maioria) creem que os crentes podem abandonar a fé e se perder; outros creem que Deus impedirá infalivelmente os crentes de apostatarem.

◇ Leia mais posts em nosso gemlog 𝕮𝖗𝖎𝖘𝖙𝖎𝖆𝖓𝖎𝖘𝖒𝖔:

gemini://gemlog.blue/users/cristianismo